- Ano: 2016
-
Fotografias:Mariela Apollonio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Monteporreiro é uma área natural junto ao rio Lérez, a poucos quilômetros da cidade de Pontevedra. Nesse lugar existe uma estação de captação e bombeamento da água do rio para o abastecimento urbano. Com o aumento da população que deverá ser abastecida se faz necessária a ampliação da capacidade da estação, mantendo sua posição junto ao rio.
O aumento da capacidade é feito por meio de novas bombas cuja altura, tanto em uso (nível baixo) como em manutenção (nível alto) deve ser coberta pela nova edificação, o que determina a altura mínima da mesma. Esse é o primeiro condicionante do projeto, o segundo é a necessidade de garantir uma superfície mínima de ventilação no interior para assegurar a salubridade dos trabalhos que são desenvolvidos ali. O terceiro, por sua vez, é que a construção seja feita com peças pré-fabricadas de concreto de até 120 cm de altura.
O projeto apresenta uma solução simples porém contundente aos três condicionantes: os pré-fabricados alcançam a altura mínima necessária para o funcionamento e manutenção das bombas e se separam gradualmente entre si até conseguir a superfície de ventilação necessária assim como a "gravidade" do volume final. Duas chapas, utilizadas como portões, completam as necessidades do programa, formalizando-se assim como um elemento abstrato de grande tamanho que se relaciona com a leve ponte metálica na proximidade; únicos elementos construídos no frondoso e espesso entorno vegetal nas margens do rio.